Olá pessoal,
Sei que tenho demorado a postar novas coisas para vocês, mas é que o meu tempo está demasiadamente curto e tenho aproveitado com outros projetos pessoais.
Como estou montando uma empresa aqui em São Gabriel, usarei a mesma como exemplo, só não posso citar o nome da empresa, uma vez que a minha campanha de marketing faz um mistério quanto ao nome e sendo a internet um meio de busca acabo vulnerável ao mesmo.
O princípio de uma empresa está em seu negócio, ou seja, o que a empresa "faz". Na administração aprendemos que uma empresa de móveis não pode ter como negócio "fabricar móveis", isso chamamos de visão míope, negócio míope.
O negócio de uma empresa tem que ser muito mais abrangente, pois pode até ser que nos primórdios a empresa fabrique móveis, porém não transmite idéia de que um móvel realmente deve ser. Exemplo: móveis são feitos para durar, estética, conforto, comodidade, organização, logo a empresa que fabrica móveis não pode estar alienada a fabricar e vender móveis e sim a qualidade, comodidade e a estética que o seu cliente busca.
Quem desenvolveu esta teoria, Theodore Levitt, escreveu a muito tempo atrás, 4 décadas, antes mesmo de pensarmos em ofertar qualidade a nossos clientes, na época Henry Ford fabricava somente carros pretos e se preocupava em preço baixo do que qualidade e satisfação de seus clientes.
Temos a versão em pdf no site http://www.casadogalo.com/marketingmyopia.pdf
E "aportuguesada" http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Miopia_em_Marketing.htm
Alguns exemplos de visões estratégicas
Chocolates Koppenhagen - Presentes
Bicicletas Caloi - Lazer
Bicicletas Monark - Meio de Transporte
DMAE - Saúde
IBM - Soluções em Automação
Portanto, temos um leque de "modelos" para nos espelharmos, empresas de sucesso.
No caso da empresa que estou montando: uma Escola de Música ela tem como negócio:
Desenvolvimento Musical e Cultural
O quê? - Desenvolvemos os cidadões gabrielenses no intuíto de exprairar a cultura da região da campanha;
Quem? - A Escola de Música;
Como? - Através de aulas, workshops e Festivais;
Onde? - Na escola situada à Rua Tristão Pinto;
Quando? - Através de aulas duas vezes por semana, workshops com professores conhecidos nacionalmente uma vez por mês e Festivais da canção, da música, gaúcho;
Porquê? - Pois gostamos da música e acreditamos que é através dela que podemos enriquecer a cultura do Rio Grande do Sul;
Conseguiu responder a todas a estas perguntas para o seu negócio?
Se sim, perfeito, estas nos caminho certo. Tem alguma dúvida? Entre em contato em rdamerico@gmail.com, @rdamerico (twitter). Não? Continue tentando! Você vai conseguir!
Quem? - A Escola de Música;
Como? - Através de aulas, workshops e Festivais;
Onde? - Na escola situada à Rua Tristão Pinto;
Quando? - Através de aulas duas vezes por semana, workshops com professores conhecidos nacionalmente uma vez por mês e Festivais da canção, da música, gaúcho;
Porquê? - Pois gostamos da música e acreditamos que é através dela que podemos enriquecer a cultura do Rio Grande do Sul;
Conseguiu responder a todas a estas perguntas para o seu negócio?
Se sim, perfeito, estas nos caminho certo. Tem alguma dúvida? Entre em contato em rdamerico@gmail.com, @rdamerico (twitter). Não? Continue tentando! Você vai conseguir!
Então pessoal fica a dica, qualquer coisa entrem em contato, espero que em breve eu post novamente. Aproveitado, gostaria de agradecer ao meu grande amigo/irmão, Eduardo Cezar Ilha, que ontem me contou que lê meu blog e que gostou muito, e, inclusive, divulgou para um professor da PUCRS. Valeu pelo apoio Ilha e aquele abraço!
________________________
Ricardo Américo
é administrador por PUCRS.
No response to “Administração - Por onde começar (1)”
Postar um comentário